Normal view MARC view ISBD view

O impacto do brand equity na intenção de compra de uma extensão de marca de luxo : estudo de caso Givenchy Beauty / Patrícia Carvalho Magalhães ; orient. José Luís Reis

Main Author Magalhães, Patrícia Carvalho Secondary Author Reis, José Luís Publication Porto : IPAM, 2021 Description 92 p. Series Dissertação de Mestrado. Gestão de Marketing Abstract Ao longo dos últimos anos, o mercado de luxo tem passado por um processo de democratização. Com o aumento do poder de compra de classes mais baixas, registou-se um aumento exponencial da entrada de novas marcas de luxo no mercado. Por outro lado, também se assistiu a um aumento da introdução de extensões de marca, nas mais diversas categorias, de marcas de luxo icónicas, de forma a alargarem a sua oferta e a incluir os novos consumidores de luxo. Assim, a extensão de marca surge como uma estratégia que grande parte das empresas de luxo recorre para minimizar o risco associado à introdução de uma nova marca e, assim, maximizar a rentabilidade. Contudo, em alguns casos, a extensão da marca não é bem-sucedida e a razão está implicitamente associada ao fraco Brand Equity da marca principal que influencia a extensão. Por outro lado, se o Brand Equity da marca principal for forte, a extensão de marca pode ser um sucesso e vice-versa. Na sequência do estágio efetuado na Companhia das Soluções, foi escolhido como objeto de investigação a extensão de marca da marca Givenchy, a Givenchy Beauty. O objetivo do trabalho pretende verificar se o Brand Equity tem impacto na intenção de compra de uma extensão de marca de luxo. Foi realizada uma revisão da literatura centrada em 3 temas: o luxo, a extensão de marcas de luxo e o Brand Equity, em que se fez um enquadramento teórico do tema. Através de uma metodologia qualitativa, foi realizada uma entrevista semiestruturada a consumidores da Givenchy Beauty para se o Brand Equity da marca mãe, a Givenchy, tem impacto na decisão de compra de produtos da sua extensão de marca, a Givenchy Beauty. A partir da análise às entrevistas, foi possível concluir que existe uma coerência ajustada, um fit, entre a Givenchy e a Givenchy Beauty. O facto da transferência de identidade e valores de marca terem sido transferidos com sucesso para a extensão, resultou na identificação da Givenchy Beauty como sendo a própria Givenchy, assim é esse o principal fator de intenção de compra dos produtos da marca Givenchy Beauty. Topical name Marketing
Marketing - Gestão
Brand equity
Luxo
CDU 658.8 Online Resources Disponível no Repositório
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
Holdings
Item type Current location Call number Status Date due Barcode Item holds
E-resource Biblioteca IPAM Porto
DM 658.8 MAG 11205 Presencial/Restrito 11205
Total holds: 0

Relatório de Estágio

Ao longo dos últimos anos, o mercado de luxo tem passado por um processo de democratização. Com o aumento do poder de compra de classes mais baixas, registou-se um aumento exponencial da entrada de novas marcas de luxo no mercado. Por outro lado, também se assistiu a um aumento da introdução de extensões de marca, nas mais diversas categorias, de marcas de luxo icónicas, de forma a alargarem a sua oferta e a incluir os novos consumidores de luxo. Assim, a extensão de marca surge como uma estratégia que grande parte das empresas de luxo recorre para minimizar o risco associado à introdução de uma nova marca e, assim, maximizar a rentabilidade. Contudo, em alguns casos, a extensão da marca não é bem-sucedida e a razão está implicitamente associada ao fraco Brand Equity da marca principal que influencia a extensão. Por outro lado, se o Brand Equity da marca principal for forte, a extensão de marca pode ser um sucesso e vice-versa.
Na sequência do estágio efetuado na Companhia das Soluções, foi escolhido como objeto de investigação a extensão de marca da marca Givenchy, a Givenchy Beauty. O objetivo do trabalho pretende verificar se o Brand Equity tem impacto na intenção de compra de uma extensão de marca de luxo. Foi realizada uma revisão da literatura centrada em 3 temas: o luxo, a extensão de marcas de luxo e o Brand Equity, em que se fez um enquadramento teórico do tema. Através de uma metodologia qualitativa, foi realizada uma entrevista semiestruturada a consumidores da Givenchy Beauty para se o Brand Equity da marca mãe, a Givenchy, tem impacto na decisão de compra de produtos da sua extensão de marca, a Givenchy Beauty.
A partir da análise às entrevistas, foi possível concluir que existe uma coerência ajustada, um fit, entre a Givenchy e a Givenchy Beauty. O facto da transferência de identidade e valores de marca terem sido transferidos com sucesso para a extensão, resultou na identificação da Givenchy Beauty como sendo a própria Givenchy, assim é esse o principal fator de intenção de compra dos produtos da marca Givenchy Beauty.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.