Normal view MARC view ISBD view

Estilos de humor em gestores portugueses em situação de crise COVID-19 : um diagnóstico de marketing interno / Márcia José do Nascimento ; orient. Patrícia Araújo

Main Author Nascimento, Márcia José do Secondary Author Araújo, Patrícia Publication Porto : Instituto Português de Administração de Marketing, 2020 Description 105 p. Series Dissertação de Mestrado. Gestão de Marketing Abstract O marketing interno baseia-se na ótica do colaborador como cliente interno, ligando a satisfação dos colaboradores com o aumento e melhoramento da qualidade dos serviços prestados (Berry, Hensel, & Burke, 1976). Este conceito tem vindo a ser implementado nas organizações, visto que, o mercado de trabalho está mais competitivo e em constante evolução (Warr & Clapperton, 2010). De acordo com a literatura, é imprescindível para as organizações investir em novas ferramentas focadas na felicidade, bem-estar e no sucesso dos clientes internos (colaboradores), e de especial forma o humor laboral, o qual é considerado uma comunicação divertida com o poder de criar emoções positivas e conhecimentos nas pessoas, grupos e organizações. Esta investigação teve como objetivo geral estudar os estilos de humor em gestores portugueses em situação de crise organizacional. Assim, realizou-se uma revisão sistemática da literatura focada no tópico de humor em contexto laboral e, de seguida optou-se por uma metodologia quantitativa com a elaboração de um questionário online composto pelos: dados sociodemográficos e profissionais, escala da insegurança laboral (Serejo & Cesário, 2014) e a escala validada de estilos de humor de Martin, Puhlik-Doris, Larsen, Gray, e Weir (2003), que analisa quatro estilos de humor em trabalhadores (afiliativo, auto-realçador, agressivo e autodestrutivo). A amostra foi constituída por 101 gestores portugueses. Dos resultados emergiram três estilos de humor em gestores portugueses (afiliativo, auto-realçador e autodestrutivo) dos quatro descritos na literatura. Diferentes características sociodemográficas e profissionais traçam diferentes estilos de humor nos gestores portugueses e ainda, o estilo de humor autodestrutivo dos gestores aumenta com a insegurança no trabalho em período de crise COVID-19. Esta investigação contribuiu para o corpo teórico que estudou os estilos de humor, a felicidade organizacional e, no âmbito da entrega de valor ao cliente interno português, que se institui o marketing interno, como uma estratégia importante de desenvolvimento para as organizações e que tem sido pouco estudado em Portugal. Topical name Marketing
Marketing - Gestão
Marketing interno
Crise
Pandemia COVID-19 - Portugal
CDU 658.8 Online Resources Disponível no Repositório
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
Holdings
Item type Current location Call number Status Date due Barcode Item holds
Book Biblioteca IPAM Porto
DM 658.8 NAS 11051 Presencial/Restrito 11051
Total holds: 0

Dissertação de Mestrado

O marketing interno baseia-se na ótica do colaborador como cliente interno, ligando a satisfação dos colaboradores com o aumento e melhoramento da qualidade dos serviços prestados (Berry, Hensel, & Burke, 1976). Este conceito tem vindo a ser implementado nas organizações, visto que, o mercado de trabalho está mais competitivo e em constante evolução (Warr & Clapperton, 2010). De acordo com a literatura, é imprescindível para as organizações investir em novas ferramentas focadas na felicidade, bem-estar e no sucesso dos clientes internos (colaboradores), e de especial forma o humor laboral, o qual é considerado uma comunicação divertida com o poder de criar emoções positivas e conhecimentos nas pessoas, grupos e organizações.
Esta investigação teve como objetivo geral estudar os estilos de humor em gestores portugueses em situação de crise organizacional. Assim, realizou-se uma revisão sistemática da literatura focada no tópico de humor em contexto laboral e, de seguida optou-se por uma metodologia quantitativa com a elaboração de um questionário online composto pelos: dados sociodemográficos e profissionais, escala da insegurança laboral (Serejo & Cesário, 2014) e a escala validada de estilos de humor de Martin, Puhlik-Doris, Larsen, Gray, e Weir (2003), que analisa quatro estilos de humor em trabalhadores (afiliativo, auto-realçador, agressivo e autodestrutivo). A amostra foi constituída por 101 gestores portugueses. Dos resultados emergiram três estilos de humor em gestores portugueses (afiliativo, auto-realçador e autodestrutivo) dos quatro descritos na literatura. Diferentes características sociodemográficas e profissionais traçam diferentes estilos de humor nos gestores portugueses e ainda, o estilo de humor autodestrutivo dos gestores aumenta com a insegurança no trabalho em período de crise COVID-19.
Esta investigação contribuiu para o corpo teórico que estudou os estilos de humor, a felicidade organizacional e, no âmbito da entrega de valor ao cliente interno português, que se institui o marketing interno, como uma estratégia importante de desenvolvimento para as organizações e que tem sido pouco estudado em Portugal.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.